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Insights, dicas e cases que vão ajudar você a levar o seu negócio a um nível mais alto

Chega de dar descontos! Como atrair alunos e manter sua academia cheia

Fala empreendedor! Então vamos a mais um conteúdo para ajudar você a conseguir resultados acima da média para o seu negócio.

Desde já agradeço por ter você por aqui. Espero que esse conteúdo possa ajudar você a alavancar seus resultados, melhorando o posicionamento da sua empresa.

Dessa vez o conteúdo é focado em donos de academias, estúdios de pilates, Yoga, enfim, você que trabalha com condicionamento físico e quer atrair aluos para seu estabelecimento sem ter que ficar dando descontos malucos afim de conseguir alunos.

Se você for de outro ramo, pode ler tranquilamente pois as estratégias apresentadas aqui podem ser adaptadas a qualquer tipo e negócio.

Então, sem mais elongas, vamos em frente!

 

O mercado de academias no Brasil cresce constantemente com taxas acima de 13% ao ano. O número de clientes cresce em um ritmo acelerado e já ultrapassou os 8 milhões de brasileiros matriculados em uma academia.

O Brasil já é o segundo maior mercado de academias do mundo. São mais de 30.000 unidades em funcionamento, o que nos deixa atrás apenas dos Estados Unidos. Só pra se ter uma ideia, esse mercado gera mais de 2,4 bilhões de dólares em faturamento, segundo a IHRSA, associação internacional do mundo “fitness”.

Todo esse cenário gera muita competitividade entre os empresários donos de academias, tornando a disputa pela atenção do consumidor, um grande desafio.

Se você é empresário deste mercado e está com dificuldades de atrair um público cativo, alunos se matriculando e melhor, permanecendo fiéis ao seu negócio todos os dias, esse conteúdo é exclusivo para você.

 

Imagem: fonte revista Exame

 

Muitos empresários estão vivendo aquilo que eu chamo de “Mar Vermelho” no mercado de academias.

 

Investem em marketing, compram equipamentos novos, contratam excelentes professores, etc., etc…. enfim, tudo como manda o figurino.

 

Mais ainda assim, vêem sua academia cada dia mais vazia, com poucos alunos, equipamentos parados e professores encostados.

 

E tenho certeza que você, talvez já tenha feito de tudo. Anúncio em revistas, postagens no Facebook, promoções e nada surtiu o efeito esperado.

 

E é exatamente nesse ponto que começam os grandes problemas. As contas não param de chegar, os professores e manutenção dos equipamentos precisam estar em dia, e nesse momento, é muito comum o empresário começar uma estratégia com base em preços. Fazem as promoções mais loucas, com descontos arrasadores, tudo para atrair alunos para o seu negócio.

 

Eu fiz questão de frisar a palavra arrasadores, porque esses descontos, essas promoções, arrasam com todo o lucro do seu negócio.

 

E por que isso acontece? Porque parece que, por mais que você faça, os resultados são poucos ou quase nada?

 

Lembra que eu falei do “Mar Vermelho”?

 

É justamente isso!

 

Com medo de fechar as portas e não sobreviver no mercado, com medo da concorrência, da crise, você começa a tomar atitudes que você acha que vão ajudar a alavancar o seu negócio, mais que no fundo, estão te levando para o Ciclo da Falência, que é quando você investe, investe, investe, e os resultados não aparecem, e você se desespera, não sabe mais o que fazer, as vendas não acontecem, os números vão se tornando negativos e a tensão só aumenta.

 

A grande causa, é que você, assim como a maioria de outros empresários, estão fazendo sempre a mesma coisa, se comunicando do mesmo jeito. E para o consumidor, quando ele vê que você e seus concorrentes falam a mesma coisa, para ele vocês são “tudo igual”, ou seja, quem cobrar mais barato é o escolhido.

 

Isso parece familiar pra você?

 

Mais calma! Muita calma nessa hora! Eu vou te ajudar a dar os primeiros passos para reverter essa situação. Mas olha só: você precisa levar muito a sério o que eu vou te ensinar aqui, do contrário, você estará perdendo seu tempo.

 

Vamos juntos?

 

Tome nota: (vou esperar você pegar papel e caneta, ok? Sem pressa…rs)………….

 

Pronto? Então vamos em frente!

 

 

A grande solução

 

A primeira coisa que você precisa, é sair do “Mar Vermelho” e começar a navegar pelo “Mar Azul”.

O que eu quero dizer com isso? Pare agora mesmo de entrar em guerra de preço com seus concorrentes! PARE AGORA MESMO!

Promete uma coisa para você mesmo? Vamos fazer um juramento?

Vai lá: eu juro, jamais entrar em guerra de preço com meus concorrentes.

 

Isso aí! Juramento feito, você deve estar se perguntando: ô Ronaldo, o que eu devo fazer então??

 

Passo 1 – Criar um posicionamento

Posicionamento, tem a ver com a forma como você quer ser visto/lembrado pelo seu público.

O que o seu público me responderia, se eu perguntasse a um deles no que ele pensa, quando eu falar o nome da sua academia?

Responda a você mesmo. Não vale palavras como atendimento excelente, local bacana, professores atenciosos, etc.

Claro que não! rs 🙂

 

Você precisa criar um posicionamento na cabeça do seu público, para que eles saibam qual a diferença entre treinar na sua academia, e treinar no concorrente.

Um bom posicionamento, torna sua concorrência totalmente irrelevante para o seu público. Pouco importa se eles cobram mais barato ou fazem promoções malucas.

 

Veja um exemplo de posicionamento:

 

Todos os consultores da minha área, se apresentam como Consultores de Marketing Digital. E eles estão corretos, pois é isso que fazemos.

Mas, se você observar, em meus vídeos, ou na descrição “Sobre do meu site ou redes sociais, eu não me apresento como um consultor de marketing digital, pois eu seria igual a eles. E na verdade, sou muito diferente 😉

 

Então, aqui está meu posicionamento: eu ajudo empresários e empreendedores a aumentar os seus lucros e vender todos os dias. Percebe a diferença? Qual deles você acredita que poderia trazer melhores resultados ao seu negócio?

 

Então, qual é o seu posicionamento? O que você tem que te faz diferente dos seus concorrentes?

 

Passo 2 – Construir um relacionamento

 

O mercado está saturado de empresas querendo “empurrar garganta abaixo” seus produtos e serviços. Empurroterapia não funciona mais! Ninguém suporta mais propagandas do tipo “comprem de mim, porque temos 20 anos de mercado”, ou “compre aqui, porque aqui é barato todo dia”, etc., etc.

 

Se você tem esse tipo de marketing, pare agora!

 

Vendas são como relacionamentos entre duas pessoas.Precisa haver atração, sedução, entrega de valor.

Você só pode vender a uma pessoa, se ela confiar em você, porque aí o fator preço, fica em segundo plano. Você precisa ganhar a confiança do público, gerar relacionamento. Só depois você está autorizado a fazer uma oferta do seu produto ou serviço.

 

Isso chama-se Marketing de Confiança.

 

Ronaldo, como eu faço isso?

 

Entregue valor para o seu público! Como eu estou fazendo com você agora. Ensinando você os passos que você deve tomar para atrair e reter alunos todos os dias. Eu não estou cobrando nada de você para te oferecer essa ajuda, esse conteúdo. Eu apenas quero que você coloque em prática e obtenha resultados. Só isso!

 

E quando você colocar em prática, vai obter resultados, exponencialmente. E isso vai fazer com que você me veja com outros olhos. Nesse momento, eu estou conquistando sua confiança. Estou me tornando uma autoridade no meu mercado, para você.

 

Passo 3 – Dê ao seu público, um motivo para voltar

 

Você precisa fazer com que seu público queira estar sempre com você. Estar “engajado” com o seu negócio. Apaixonado mesmo.

Assim, ele não só vai ser fiel a você, como vai te indicar para seus amigos e pessoas próximas.

 

Como fazer isso?

 

Descubra quais são os problemas que o seu público tem e os ajude a resolvê-los. Saiba qual a causa desse problema e então entregue uma solução prática a eles.

Depois que você fizer isso, então chame-os para uma ação, que pode ser matricular-se na sua academia,  indicar você a outros ou adquirir um outro plano, por exemplo.

 

Vamos a um exemplo prático:

Problema: muitas dores no corpo após os exercícios

Causa: faz exercícios longos apenas uma vez por semana

Solução: praticar exercícios curtos regularmente, se possível todos os dias.

Ação: migrar para um plano diário na academia

 

Percebe? Você, antes de “vender” seu plano, precisa ajudar seu público a resolver problemas.

 

Resumindo

 

  1. Pare de brigar por preço para atrair alunos
  2. Crie um posicionamento para o seu negócio
  3. Crie um relacionamento com seu público
  4. Dê um bom motivo para seu cliente voltar

 

Você pode estar se perguntando: Ronaldo, mais como eu vou definir público, que tipo de canal eu uso pra criar um posicionamento para minha academia e construir um relacionamento capaz de atrai alunos sem precisar ficar dando descontos?

A resposta é simples: você pode produzir conteúdos como os já citados acima, educando seu público mostrando o porque eles devem escolher a sua academia ao invés dos seus concorrentes. Pra gerar relacionamento com seu público, você pode começar uma estratégia pelas mídias sociais, como o Facebookpor exemplo. Observe a imagem abaixo e veja como você pode encontrar o público ideal no Facebook.

 

 

Se você observar bem, vai ver que há um público de aproximadamente 50 milhões de brasileiros no Facebook interessados em assuntos relacionados a academias. Um olhar mais atento vai te mostrar que esse público (nacional, claro), é formado por 64% de mulheres e a maior parte desse público está entre as idades de 18 à 34 anos de idade.

Então perceba que, você pode encontrar seu público ideal de forma prática e eficiente, ampliando assim suas oportunidades de atrair alunos todos os dias para sua academia.

 

Bom, agora você já sabe quais são os primeiros passos para você aumentar seus lucros e atrair novos alunos todos os dias, evitando o Ciclo da Falência e tornando sua concorrência totalmente irrelevante para o seu público.

 

Se tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que responderei o mais breve possível.

 

Se você quiser que eu pessoalmente te ajude a criar estratégias para aumentar seus lucros e atrair novos alunos todos os dias tornando seu negócio lucrativo e competitivo no mercado, basta clicar no banner abaixo para saber como eu posso desenhar uma estratégia exclusiva para o seu negócio.

 

Um forte abraço e nos falamos em breve.

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